terça-feira, 29 de maio de 2012

Post informativo Nº 1 - METFORMINA




Venho falar de um assunto sério, mas que muitos levam na brincadeira. Já há algum tempo leio sobre a metformina, um medicamento tradicional usado por diabéticos (inclusive eu) e que tem sido procurado por pessoas não diabéticas para perda de peso.



A metformina no comércio pode ser encontrada com os nomes Glifage, Glucoformin e Dimefor e facilmente conseguida nas farmácias. Compro Glifage XR sem a receita, aliás nunca me pediram.

A metformina é usada por nós diabéticos, geralmente do tipo 2, por aumentar a sensibilidade de nossas células à insulina, já que nosso principal problema é a resistência a insulina, o que provoca grandes produções dela pelo pâncreas. Nossas células não respondem à ação do hormônio e o pâncreas acaba produzindo-o em grandes quantidades. 

A insulina é a responsável pela entrada de glicose nas células e como isso não ocorre normalmente nos diabéticos, acabamos por acumular glicose no sangue e consequentemente vem o sobrepeso. Com o uso de metformina haverá o aumento da sensibilidade à insulina, uma redução sensível de triglicerídeos, colesterol e uma leve redução de peso. 

Estudos comprovam que a redução de peso chega a ser de no máximo 7%, mas isso ocorre em pacientes com diabetes. Não tem estudo que comprove a perda de peso naquelas pessoas que não tem diabetes. E também nada comprova efeitos positivos voltados exclusivamente para aqueles que querem apenas perder peso.

Os riscos de se usar a metformina está nos efeitos colaterais que podem ser vômitos, náuseas, diarréia até uma acidose lática severa, acidificando o sangue.

Lembro que para iniciar o tratamento com Glifage, passei inicialmente por um período de adaptação onde senti náuseas diariamente. Com o passar dos dias fui me acostumando e nada mais senti, mas minha médica sugeriu suspender caso eu tivesse reações fortes. 

Gente, metformina não deve ser usada para perder peso. Ela não tem essa finalidade. Nada comprova cientificamente que voce  realmente perderá peso se não for diabético com sobrepeso e acompanhado de dieta. Além do mais, a perda de peso é insignificante, não vale a pena perder saúde tomando drogas inapropriadas para a causa. 





Abraços!








Nenhum comentário:

Postar um comentário