domingo, 16 de fevereiro de 2014

Azedinho do bem que me conquistou


Quero falar para vocês sobre uma fruta que incorporei recentemente em meu cardápio: 
                                                                  

                   DAMASCO SECO

Comecei a comer damasco quando iniciei uma dieta de 900kcal/dia e uma das refeições (sempre lanches, nunca refeições principais) incluía comer de 2 a 4 unidades. Somente isso. Para quem caprichava no pão + mussarela e achocolatado, era uma mudança brusca e nada estimuladora.

Bom, comecei com a penitência e para minha grata surpresa, consegui me adaptar a comer a fruta. 
A vantagem dela é o baixíssimo índice calórico, contendo aproximadamente 130 kcal em 100g. Tem muita fibra também, além de rica em fósforo, potássio, cálcio, ferro, vitaminas A, C e complexo B.

O fato é que comer damasco seco tem me ajudado muito a eliminar peso e se ao invés de você comer carboidrato (qualquer um), passar a comer umas 4 unidades (e se segurar para não comer outras coisas), vai perceber rapidamente uma diferença no seu metabolismo, pois ele o manterá em atividade constante entre as principais refeições.

Gente, vale a pena substituir!

Vou citar algumas impressões pessoais sobre o damasco:

>> No começo houve uma adaptação do paladar ao sabor, pois apesar de ser da família do pêssego, ele é mais azedinho do que ele. A textura também não me agradou muito, me lembrou uma jujuba (risos). Mas depois que acostumei com isso (me adapto rapidinho, quando quero), acho tudo muito saboroso.

>> No primeiro momento não senti saciedade, mas com boa vontade deixei o tempo passar e agora sinto um certo suporte para conseguir esperar a próxima refeição. Tipo assim, não mata minha fome, mas segura as pontas se eu tiver foco. As fibras do damasco me ajudam nesse momento.

>> Confesso que ainda não gosto do cheiro do damasco seco, prefiro o damasco fresco. Mas como no seco existe uma maior concentração de nutrientes, fico com este.

>> Damasco seco é fácil de levar em qualquer recipiente pequeno, além do que por ser seco, deve ser mantido em ambiente seco também, então não perece fácil. Ele cabe fácil na bolsa, substituindo inclusive a barrinha de cereal que tem mais calorias. Sei que é a barrinha é mais gostosa, só que mais calórica.

Além do damasco, como outras coisas entre as refeiçoes principais para não abusar, como castanha do pará (somente 2), ou ainda barrinha de cereal light, ou a tradicional fruta. As vezes vai um polenguinho light.

Vamos nessa, tentando agregar sabores diferentes.

Beijo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário