terça-feira, 29 de maio de 2012

Post informativo Nº 1 - METFORMINA




Venho falar de um assunto sério, mas que muitos levam na brincadeira. Já há algum tempo leio sobre a metformina, um medicamento tradicional usado por diabéticos (inclusive eu) e que tem sido procurado por pessoas não diabéticas para perda de peso.



A metformina no comércio pode ser encontrada com os nomes Glifage, Glucoformin e Dimefor e facilmente conseguida nas farmácias. Compro Glifage XR sem a receita, aliás nunca me pediram.

A metformina é usada por nós diabéticos, geralmente do tipo 2, por aumentar a sensibilidade de nossas células à insulina, já que nosso principal problema é a resistência a insulina, o que provoca grandes produções dela pelo pâncreas. Nossas células não respondem à ação do hormônio e o pâncreas acaba produzindo-o em grandes quantidades. 

A insulina é a responsável pela entrada de glicose nas células e como isso não ocorre normalmente nos diabéticos, acabamos por acumular glicose no sangue e consequentemente vem o sobrepeso. Com o uso de metformina haverá o aumento da sensibilidade à insulina, uma redução sensível de triglicerídeos, colesterol e uma leve redução de peso. 

Estudos comprovam que a redução de peso chega a ser de no máximo 7%, mas isso ocorre em pacientes com diabetes. Não tem estudo que comprove a perda de peso naquelas pessoas que não tem diabetes. E também nada comprova efeitos positivos voltados exclusivamente para aqueles que querem apenas perder peso.

Os riscos de se usar a metformina está nos efeitos colaterais que podem ser vômitos, náuseas, diarréia até uma acidose lática severa, acidificando o sangue.

Lembro que para iniciar o tratamento com Glifage, passei inicialmente por um período de adaptação onde senti náuseas diariamente. Com o passar dos dias fui me acostumando e nada mais senti, mas minha médica sugeriu suspender caso eu tivesse reações fortes. 

Gente, metformina não deve ser usada para perder peso. Ela não tem essa finalidade. Nada comprova cientificamente que voce  realmente perderá peso se não for diabético com sobrepeso e acompanhado de dieta. Além do mais, a perda de peso é insignificante, não vale a pena perder saúde tomando drogas inapropriadas para a causa. 





Abraços!








segunda-feira, 28 de maio de 2012

Minha Tatoo


Encontrei a fonte da minha tatoo! Compartilho com vocês a homenagem que farei à minha mãe. 

Cada dia sinto mais vontade de fazê-la, já conversei com alguns tatuadores, mas o mais difícil estava sendo escolher a letra ideal.
Mas está aí. Carregarei minha mãe à minha maneira. A tatuagem estará escrita no antebraço. Exibida e sempre presente, como meu respeito e amor incondicional por ela.

Só não contem a ela antes de eu fazer, senão ela briga comigo! (é verdade). Primas, psiu! segredinho.





Restrições Zero

Tô de volta gente! Espero que o final de semana tenha sido tão bom quanto o meu. Viajei no sábado, por isso não deu tempo de escrever, mas também a gente sabe que sábado e domingo é dia de stand by para muitos blogs e sem dúvida para o meu também. As visualizações são mínimas!

Enfim, me comportei muito mal nesses dois últimos dias, comendo de tudo sem restrições, mas pelo menos, comendo menos. Porque também não consigo me privar totalmente de tudo. Fica até dificil porque fora de casa não tem muito como controlar a alimentação. A gente sai para pizzarias, restaurantes, lanchonetes, não tem muita coisa saudável por lá. Então comi chocolate, panqueca, pastel, batata recheada (Fortaleza devia vender isso), biscoitos, refrigerante, refrigerante, refrigerante... 

Fiz feio, feio mesmo, mas sei lá, não fiquei arrependida e tá tudo certo! Foi na medida da consciência. 
Hoje, segunda feira, volta-se para a rotina e tudo se ajusta. 

Fiz errado também em esquecer meus medicamentos, ai acabei tendo que comprar o Glifage para não ficar dando "passamento" na casa alheia srsrs. Pretendo fazer um post sobre esse remédio, pois li algumas coisas equivocadas sobre ele. Tem gente que toma para emagrecer, acreditam?

Apesar das guloseimas, não poderia deixar de registrar meus sinceros elogios ao almoço feito por meu namorado no domingo, onde contamos com as ilustres presenças de Patrícia (minha cunhada) e Sérgio (cunhado de meu namorado), além de Israel e sua filhota Luna.  Sérgio (meu namorado) fez um mocotó com pirão, comparado a um manjar dos Deuses. Tudo estava delicioso, o rapaz cozinha melhor do que eu! Parabéns, amor! Te amo mais ainda depois desse almoço.


Beijão também para Patrícia e Emili, que sei que vez ou outra passam por aqui.Adoro vocês!


PS: Patrícia e eu. Emili já estava ai e embora imperceptível, o faro materno já desconfiava sua presença...srsrrs


Beijos. 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Hilda & Eu

Hoje na faculdade uma colega de curso me perguntou onde eu conseguia algumas imagens que posto no meu blog, que segundo ela são desenhos de mulheres gordinhas e com um charme diferenciado. 
De fato, faz um certo tempo que coleciono desenhos de gordinhas para compartilhar com vocês e nas minhas andanças cibernéticas conheci Hilda.

Hilda é um personagem pin-up criado pelo americano Duane Bryer. Gosto muito de Hilda, acho que ela sabe representar uma sensualidade que ainda não encontrei em mim, mas que estou louquinha pra achar. Vejo Hilda feliz, meio juvenil às vezes, geralmente próxima dos animais e descompromissada com o mundo. É sensual sem querer, a danada! Erotismo sem vulgaridade.  Pin-ups podem ser gordinhas, ora ora.

Hilda, sua linda!




Ás vezes fico sabendo de pessoas que visitaram meu blog, porém não entendo ainda que mulesta é que voces não deixam comentário nele. Não se envergonhem, comentem!
Adoraria saber quem esteve por aqui!
E sejam sempre, sempre bem vindos!

Passei rapidinho porque agora tenho compromisso, até breve. 



quinta-feira, 24 de maio de 2012

Feliz!


Ola pessoal! Vou tirando um momento da manha, antes de começar a rotina, para que eu dedique atenção ao meu blog que tanto adoro. A correria é muito grande, não está dando para cuidar do blog como eu pretendia, mas gosto quando passo aqui... me sinto bem. 
Por isso decidi me dedicar apenas a um blog, aquele que me dá mais motivação. O outro já cumpriu sua missão que foi me ensinar a utilizar a ferramenta Blogger.

Minhas taxas glicêmicas estão ótimas, graças a Deus e agora é cuidar do tal psicológico. 
Passei alguns dias na casa do meu namorado, fato que me ajudou muito a esquecer os problemas, mas como não dá para fugir para sempre, aqui estou eu de novo na guerra comigo mesma. 
Minha alimentação tem melhorado, minha disposição para caminhadas também. 
Quero perder peso, é esse meu objetivo. E estou mega feliz por estar conseguindo, por estar disposta a isso.

Como é difícil, mesmo parecendo fácil. Mesmo assim, estou muito, mas muito feliz e entusiasmada. Vamos lá!
Tenham um excelente dia!

Proposta: comprar uma balança de banheiro.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ALERTA VERMELHO

Cheguei! Depois de muito tempo sem aparecer, aqui estou. Acontecerem alguns problemas de saude comigo devido meu próprio descaso e que sem dúvida me deixou mais ALERTA.

Com saúde não se brinca, todos sabem disso e ainda assim, permaneci no erro.
Aconteceu que eu adoeci sem problema aparente, pressão normal, glicemia controlada, porém com fortes dores de cabeça e dormêcia no corpo. De quatro médicos, três dignosticaram altos níveis de estresse e ansiedade, junto com uma crise de enxaqueca (durou 48 horas) que foi resolvida depois de muita dipirona na veia.
A princípio achei que fosse conversa de médico que não sabe explicar o problema e leva pro lado do emocional, mas à medida que fui sendo encaminhada para especialidades diferentes (cardiologista, clínico e neurologista) e todos diagnosticaram a mesma coisa, fui me conformando.
Fiz ressonância e graças a Deus tudo normal com o tico e teco, aguardo agora por exames de sangue.

Mas o que mais me impressionou disso tudo foi sentir o quanto o psicológico precisa ser cuidado para não gerar problemas consequentes. Preocupações, tristeza, ansiedade, expectativa, medo... são sentimentos que tenho vivenciado devido alguns percalços inesperados. Eu me sinto sufocada com tudo isso e reflito demais sobre o assunto. E vejo que isso tem me prejudicado muito, mesmo que eu não queira admitir.

Diante de um problema qualquer, o que fazemos é resolvê-lo e seguir caminho. Sempre fiz assim, não me abalo com pouca coisa e não olho para trás. Creio que o fato de não conseguir fazer como sempre fiz, já que a situação não me permite o abandono, me prende e me sufoca.
A doença de minha mãe é constante. Então meus cuidados com ela sao constantes, minha tristeza é constante, minha ansiedade é constante, meu medo de que ela sofra é constante, meu medo de perdê-la é constante. Como controlar esse sentimento? Como ser omissa? como esquecer, sabendo que alguém que voce ama sofre o tempo todo?

Queria saber como agir.
Quero mais da força que eu sempre tive.

Depois do susto, mudei consideravelmente minha alimentação, esperando me sentir mais disposta fisicamente. Reduzi muito açucar, sal e carboidratos.
E agora tenho mais um monitor que me ajuda a controlar meus excessos. Meu namorado se juntou à minha mãe nessa monitoria. Agradeço a vocês dois pela preocupação e pelos cuidados que tem comigo. Também amo vocês.

Hoje, voltando para a realidade. É correria que se segue.

E como diria o poeta...